Saiba os formatos de curriculum.

Formatos de Curriculum

Formatos de Curriculum

Para se elaborar um bom currículo é preciso, em primeiro lugar, refletir sobre a sua carreira profissional, pois ele vai destacar as suas qualidades nesse ramo. Para tanto, existem dois formatos de curriculum que podem ser usados.

O formato de curriculum cronológico é aquele que lista as suas experiências profissionais cronologicamente, sempre do emprego mais recente para o mais antigo. Essa formatação é utilizada pelas pessoas que querem enfatizar a sua experiência na área pretendida se ela tiver trabalhado por muito tempo na mesma função.

No entanto, para aqueles que pretendem mudar de área, o formato de curriculum indicado é o funcional. Nele, são destacadas as suas qualidades, descrevendo as suas experiências profissionais através das suas habilidades e competências. Desse modo, o empregador poderá analisar se você pode ocupar o cargo pretendido.

Essas formas de curriculum vitae são usadas para ressaltar as suas qualidades profissionais, como todo currículo deve fazer. E tais qualidades são destacadas através de sua personalidade. Por isso, descreva-se em poucas linhas para o selecionador conhecê-lo melhor.

A função do currículo é apresentar o seu perfil em poucas palavras, mas dando todas as informações necessárias para que o selecionador o conheça bem. Por isso, a objetividade é a maior qualidade na hora de se compor um currículo. Não escreva muito sobre você, apenas o que for preciso, mas também não seja muito frio. Tente achar um equilíbrio para se apresentar de forma coerente. Para tanto, não use mais que 3 páginas para descrever todas as suas qualidades.

Para fazer uma boa formatação do layout, procure usar fontes fáceis de serem lidas como Times New Roman ou Ariel. O tamanho usado para escrever o seu nome é o 16, para os títulos é o 14 e para o restante do texto, o 12. As margens devem estar centralizadas, deixando 2 cm para o lado direito e para o lado esquerdo e 3 cm na parte superior e na parte inferior. Assim, o currículo ficará bonito e leve.

E o principal: muito cuidado com os erros ortográficos, ou eles podem acabar com as suas chances de emprego. Leia e releia o currículo até que ele esteja impecável. Não tenha preguiça de procurar as palavras que não sabe escrever no dicionário, pois elas lhe renderão um novo serviço.

Antes de escrever o currículo, veja vários exemplos de curriculum vitae na internet. Assim, fica mais fácil elaborar o seu de modo que ele combine com a sua personalidade. Imagine-se no lugar do empregador e pense nas qualidades necessárias para o cargo em aberto. Porém, nunca minta, pois isso pode te deixar em maus lençóis na hora da entrevista. Seja você, confie na sua capacidade.

Modelo de Currículos - www.modelodecurriculos.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.